Os pavimentos flexíveis em sua maioria são associados às misturas asfálticas compostas basicamente de agregados e ligantes asfálticos. São compostos por camada superficial asfáltica chamada de revestimento ou capa de rolamento apoiada sobre camadas de base, de sub-base e de reforço do subleito. 

O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizar a estrutura do pavimento e melhorar as condições de rolamento (conforto e segurança).

Vibroacabadora Compacta sobre Esteira

A LDA Equipamentos está ampliando o seu portfólio com sua nova vibroacabadora de asfalto sobre esteiras, VB6000, produzidos com componentes 100% nacionais e homologados pelos fornecedores.

Um dos diferenciais é trazer ao mercado equipamentos com características diferenciadas dos existentes, produtos totalmente hidrostáticos de  simples operação e manutenção com  baixo custo operacional.

A pavimentadora de entrada é a VB6000, versátil, ágil e muito produtiva, por ser um equipamento com entre eixos curto e leve pode ser transportada em uma plataforma pequena.

As principais características: a eficiência, economia e versatilidade, com tecnologia de ponta. Ideal para trabalhos de pequeno e médio porte, a máquina oferece alta mobilidade operacional. Foi projetada para trabalhos em pequenos espaços onde dificilmente uma vibroacabadora de asfalto normal caberia.

Através de seus inovadores sistemas, incorporam tecnologia e praticidade operacional, contam com um diferenciado sistema de transmissão que proporciona ótima versatilidade e flexibilidade.

As esteiras transmitem ao solo toda a força do motor, devido a grande área de contato com a base, assim obtendo uma maior força de tração. A força é gerada de acordo com o que for solicitado pelo trabalho da máquina. 

Painel de Controle composto por manípulos para acionar a direção da máquina, sistema através de botoeiras para acionamento da esteira, do caracol – distribuidor helicoidal, abertura da mesa e comportas do silo.

Versátil e eficiente, a vibroacabadora possui dimensões reduzidas, o que proporciona facilidade de deslocamento para serviços de pavimentação em centros urbanos.

A mesa é extensível hidraulicamente, não necessitando de extensões mecânicas para chegar a sua largura máxima, além disso o equipamento não possui cantos vivos nas laterais, o que possibilita a pavimentação mais próxima a paredes e guias de sarjetas.

A tarefa de uma vibracabadora é produzir uma camada superficial com uma pré compactação homogênea a fim de dar uma estabilidade na mistura asfáltica e uma textura homogênea para depois iniciar o processo de compactação. Este desempenho é um fator importante para alcançar a qualidade final no pavimento.

Uma vibroacabadora é constituída de três partes básicas:

  1. Chassi principal;
  2. Silo de recebimento de asfalto;
  3. Mesa compactadora.

No chassi principal estão localizados todos os componentes relacionados com a movimentação da máquina, como motor diesel, sistema de transmissão, sistema rodante (pneus ou esteiras), painel de comando e componentes relacionados ao transporte e espalhamento de material, como o transportador de asfalto, as comportas do silo e os componentes hidráulicos, como bombas, motores e válvulas.

silo de asfalto fica localizado na parte dianteira do chassi e é utilizado para receber a massa asfáltica. Possui abas laterais basculantes independentes e roletes de encosto pivotados.

 A mesa compactadora é o componente que nivela e pré-compacta a massa asfáltica que foi espalhada pelo sistema de transporte de material sobre a superfície a ser pavimentada.

Na estrutura do pavimento é a camada que se destina a receber a carga dos veículos e resistir às condições climáticas, devendo ser impermeável e resistente aos esforços do tráfego. Para cada rua, avenida, estrada ou rodovia há diferentes requisitos em relação ao tráfego que passará sobre a mesma.

Vibroacabadora compacta de pequeno porte com mesa e silo de equipamento com grande dimensões e peso adequado a trabalhos em locais apertados como garagens de prédios, pavilhões, quadras poliesportivas, etc. Possibilidade para reparos em ruas ou operações tapa buracos, pois não necessita de fechamento total da via em função da dimensão da máquina.

O equipamento visa atender construtoras de pequeno e médio porte, além de prefeituras para obras viárias, como recapeamento de vias.

Em breve a LDA Equipamentos produzirá outros equipamentos que complementam a linha de pavimentação, além de aumentar a família de pavimentadoras de asfalto com equipamentos de maior capacidade de produção.

Autor

Engenheiro Civil, Tecnólogo Civil, Pós Graduado em Marketing e estudante de Engenharia de Computação. Palestrante, professor e com atuação na área técnico-comercial e vivência internacional em empresas nacionais e multinacionais.
Para outras informações: ✆ +55 11 98148-3231 ✉ latam@ldaequipamentos.com.br – Engº Paulo Rogério Veiga Silva

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário