Somos especialistas em fabricação de equipamentos para aplicação de camadas delgadas de revestimento, tanto em pavimentos novos para tráfego baixo a médio, quanto para restauração funcional de vias de alto volume de tráfego.

As técnicas a seguir apresentadas aumentam a durabilidade dos pavimentos asfálticos, proporcionam mais conforto e segurança ao usuário, além de reduzir o custo de conservação das rodovias, vias rurais e urbanas.

Tratamento Superficial por Penetração Invertida – Um Tratamento Superficial por Penetração Invertida consiste em aplicar o material asfáltico sobre a superfície subjacente e, em seguida, distribuir o agregado e comprimi-lo, de modo a fazer com que o material asfáltico, ao refluir, recubra, parcialmente, as partículas do agregado, fixando-os à estrutura do pavimento.

Tratamento Superficial por Penetração Direta – Um tratamento asfáltico por penetração direta, consiste em distribuir e comprimir, inicialmente, o agregado e, em seguida, aplicar o material asfáltico, que assim penetrará de cima para baixo.

Tratamento Superficial Simples – São os tratamentos executados através da aplicação de apenas uma camada, constituída por uma aplicação de material asfáltico e uma aplicação de agregado. São camadas de desgaste, portanto, não devem ser consideradas parte da estrutura do pavimento, quando do dimensionamento.

Tratamento Superficial Duplo – São os tratamentos executados através da aplicação de duas camadas superpostas, cada uma constituída por uma aplicação de material asfáltico e uma aplicação de agregado. São camadas de desgaste, portanto, não devem ser consideradas parte da estrutura do pavimento, quando do dimensionamento.

Tratamento Superficial Triplo – São os tratamentos executados através da aplicação de três camadas superpostas, cada uma constituída por uma aplicação de material asfáltico e uma aplicação de agregado. O Tratamento Superficial Triplo à frio consiste na execução de um Tratamento Superficial Duplo com Capa Selante. São camadas de desgaste, portanto, não devem ser consideradas parte da estrutura do pavimento, quando do dimensionamento.

Tratamento Superficial à Frio – São os tratamentos executados com utilização de emulsão asfáltica catiônica de ruptura rápida, modificadas por polímero tipo SBS.

Tratamento Superficial à Quente – São os tratamentos executados com utilização de Cimento Asfáltico de Petróleo Modificados por Polímeros Elastoméricos, bem como Cimento Asfáltico de Petróleo modificado com Borracha.

Capa Selante – Trata-se de um Tratamento Asfáltico Superficial Simples a Frio, por Penetração Invertida, aplicado sobre revestimentos asfálticos, a fim de melhorar as condições de impermeabilização da estrutura do pavimento. Tem também a função de rejuvenescer a superfície de pavimentos antigos, desgastada pela ação do tráfego e das intempéries.

Cape Seal – é um tipo de revestimento asfáltico delgado composto pela combinação de um Tratamento Superficial Simples, utilizando agregados de tamanho nominal elevado (3/8” ou 1/4 ”), com lama asfáltica ou micropavimento (deve penetrar no Tratamento Superficial Simples, e não formar outra camada)

Micropavimento – É uma mistura de agregados com faixa granulométrica específica, emulsão asfáltica de ruptura controlada modificada por polímeros, filer mineral, aditivos, fibras (eventualmente) e água, cujas proporções são definidas por rigorosos critérios de projeto.

Lama Asfaltica – Uma mistura com emulsão asfáltica especial de ruptura lenta com agregado fino, bem graduado, filler mineral e água, tendo a consistência de uma lama.

Kit tapa buraco – é um equipamento multitarefa que possui um silo térmico que comporta CBUQ e PMF, deposito de material, ar comprimido, óleo diesel, emulsão, tubo para pintura de ligação, rompedor, placa vibratória e serra policorte.

Distribuidor de agregados sincronizados – É um caminhão que aplica simultaneamente a emulsão e os agregados. O controle preciso da dosagem dos produtos, evita falhas executivas, proporcionando um pavimento de qualidade superior.

Espargidor – distribruidor de asfalto – É este equipamento que, nas operações de pavimentação, realiza a aspersão de emulsão sobre o pavimento.

Usina Pre Mistura a Frio (PMF) – É uma mistura de agregados minerais com emulsão asfáltica de ruptura média ou lenta.

Usina de Asfalto – É um equipamento que mistura com alta qualidade, a quente, constituída por cimento asfáltico e agregado denso, de alta qualidade, compactada formando uma massa uniforme densa.

Autor

Engenheiro Civil, Tecnólogo Civil, Pós Graduado em Marketing e estudante de Engenharia de Computação. Palestrante, professor e com atuação na área técnico-comercial e vivência internacional em empresas nacionais e multinacionais.
Para outras informações: ✆ +55 11 98148-3231 ✉ latam@ldaequipamentos.com.br – Engº Paulo Rogério Veiga Silva

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